Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Carnaval responsável

Carnaval responsável

por ttb Willian Marques — publicado 07/02/2018 15h55, última modificação 13/09/2018 14h55

Começou a contagem regressiva para o feriado mais esperado do ano. O Carnaval está chegando e com ele a expectativa de quatro dias de muita alegria, folia, animação e.....bebidas alcoólicas. É aí que mora o perigo. O excesso de álcool no sangue é o principal responsável por problemas que comprometem a integridade física, tanto de quem faz seu uso, quanto daqueles que compartilham o mesmo ambiente. Atitudes inconseqüentes, que prejudicam a diversão, o corpo e colocam vidas em risco.
Dicas de segurança:
1 – Intercale a bebida alcoólica com a ingestão de água e alimentos sólidos.
Por mais refrescante que sejam, bebidas alcoólicas têm efeito diurético e acelera a desidratação. Por isso, é aconselhável que sua ingestão seja intercalada com o consumo de água. Alimentar-se antes de beber, bem como entre uma dose e outra, é fundamental para que a absorção de álcool ocorra com maior lentidão e possa ser metabolizado pelo organismo.
2 - Proteja-se do sol durante a folia.
Até mesmo nos dias com pouca incidência de raios solares, o uso de protetor solar é de extrema importância para manter a saúde da pele, principalmente se a pessoa for ficar exposta ao sol por uma grande por longo tempo. A exposição prolongada aos raios UV pode causar queimaduras na pele e, em indivíduos predispostos, levar ao câncer de pele. Cuidados redobrados devem ser
3. Aposte em alimentos leves.
Como não temos praia aqui no Pontal do Triângulo, as represas e piscinas estão sempre entre as principais opções de muitos foliões. Mas é importante lembrar que além dos riscos de entrar na água depois de ingerir muita bebida alcoólica, os mesmos perigos existem também quando esta atividade é feita com o estômago cheio. Para manter a energia, tome um café da manhã reforçado com sucos naturais, frutas, iogurtes, pão integral e mel e leve para a folia alimentos de alto valor energético. Evite o excesso de frituras, doces e comidas muito pesadas para evitar indigestão e dores abdominais.
4. Pense duas vezes antes de pegar o carro.
O Carnaval pode despertar a versão mais animada e alegre das pessoas, mas as festas cheias e possíveis tumultos na cidade também podem acabar aumentando os níveis de irritabilidade - prova disso é o número crescente de acidentes de trânsito no feriado. Se exagerar na bebida, a melhor opção é ir de carona ou de táxi.
5. Apareceu alguém especial? Proteja-se.
Além da diversão e das cores, o Carnaval também é tempo de amor e novos encontros. Se der a sorte de encontrar uma pessoa legal no meio da folia, não se esqueça de se proteger. Esta época é uma das que mais registram novos casos de doenças sexualmente transmissíveis, como a gonorréia, a sífilis e a AIDS. É indicado o uso de preservativos nas relações sexuais; em caso de suspeita de contaminação, procure imediatamente um médico de confiança para fazer o diagnóstico preciso.

error while rendering plone.comments

 

 

 

 

 

 

« Outubro 2021 »
month-10
Do Se Te Qu Qu Se Sa
26 27 28 29 30 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6