Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Audiência Pública na Câmara de Ituiutaba aborda os desafios e soluções para o fim dos lixões no céu aberto

por ttb publicado 24/10/2023 21h35, última modificação 24/10/2023 21h35
Na tarde de ontem, segunda-feira (23), a Câmara Municipal de Ituiutaba, realizou uma importante Audiência Pública no âmbito da gestão de resíduos. Com o tema: desafios e soluções para o fim dos lixões a céu aberto, a reunião reuniu uma gama diversificada de participantes, desde autoridades locais até acadêmicos e líderes do setor produtivo. A discussão demonstrou a seriedade do assunto e a necessidade de priorizar a ações sobre o tema. Com a presença de figuras proeminentes, a audiência proporcionou um espaço valioso para troca de ideias e informações entre aqueles que têm um papel fundamental na gestão de resíduos do município. Entre os participantes estavam: Alice Marquez Peres Drummond, Vereadora, proponente da Audiência Pública e que é uma voz ativa na defesa da causa ambiental e do Lixo Zero. Otávio Moreira, Presidente da Plataforma Ituiutaba Lixo Zero, que liderou os esforços para a eliminação dos lixões no céu aberto na região. Guilherme Silveira, Professor e pesquisador da UFU, cuja experiência acadêmica e pesquisa traz a luz informações importantes do monitoramento constante dos mais de 40 lixões a céu aberto em Ituiutaba. Juarez Muniz, Presidente da SIPRI, representando o setor rural e trazendo as demandas dos produtores que tanto contribuem para a economia e desenvolvimento local. Maurício Garvil, Presidente da ACII, um dos principais atores do setor produtivo da cidade, cuja participação é crucial para a economia local. Roberlei Carvalho, Presidente do CMDRS, com uma visão sobre as estratégias a serem adotadas em relação aos lixões a fim de valorizar os pequenos produtores rurais. Leonardo, Professor da UEMG, que coincide com suas ideias e pesquisas sobre gestão de resíduos. Leonardo Rocha, Professor do IFTM, com contribuições valiosas no contexto educacional e da pesquisa em resíduos sólidos e que vive de perto a realidade do maior lição a céu aberto de Ituiutaba, o do IFTM. Muriel Vilarinho, Assessora da Secretaria de Meio Ambiente e Causa Animal e Secretaria do COMMAI, que trouxe informações essenciais sobre as ações do poder público relacionadas à gestão de resíduos. O tema da audiência é de suma importância, visto que a eliminação dos lixões ao céu aberto é uma questão crítica para o meio ambiente, a saúde pública e o desenvolvimento sustentável da cidade. O debate gerou um documento que será apresentado ao Poder Executivo, como uma ferramenta fundamental na busca de soluções eficazes para este problema.