Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Operação "Comunidade Tijucana Mobilizada contra a Violência Doméstica" é lançada em parceria entre as Polícias Militar e Civil e o projeto Câmara no Bairro

por ttb publicado 01/09/2023 16h54, última modificação 01/09/2023 16h54
Operação "Comunidade Tijucana Mobilizada contra a Violência Doméstica" é lançada em parceria entre as Polícias Militar e Civil e o projeto Câmara no Bairro Hoje, em um esforço conjunto, a Polícia Militar e a Polícia Civil, em parceria com o projeto Câmara no Bairro, lançaram a operação "Comunidade Tijucana Mobilizada contra a Violência Doméstica". Esta iniciativa tem como objetivo primordial combater a violência contra as mulheres na cidade da Tijuca e promover a conscientização sobre essa questão crítica. O evento de lançamento da operação reuniu uma série de autoridades, representantes da comunidade civil organizada, vereadores e vereadoras, membros do poder executivo, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e conselheiras tutelares. Esta união de forças demonstra o compromisso de diversas instâncias da sociedade em abordar e solucionar o problema da violência doméstica. O tenente-coronel Michel, comandante do 54º Batalhão da Polícia Militar, destacou que esta operação é um esforço conjunto para prevenir a violência contra as mulheres, garantindo-lhes o direito fundamental de ir e vir sem temer a agressão. Durante o evento, a polícia também desempenhou um papel crucial ao fornecer orientações à população local, distribuindo material impresso com informações essenciais sobre como identificar e denunciar casos de violência doméstica. A vereadora Alice Drummond ressaltou a importância dessa ação como um meio de conscientização e educação para mulheres que sofrem violência doméstica. Ela enfatizou a necessidade de as vítimas conhecerem seus direitos e de a sociedade em geral se envolver na busca por soluções. O presidente da Câmara Municipal, Odeemes Braz, recebeu das mãos do Tenente-coronel Michel um ofício solicitando apoio para a criação do Centro Integrado de Proteção e Amparo às Mulheres vítimas de violência doméstica. O presidente expressou seu compromisso em fazer tudo o que for possível dentro dos limites legais para viabilizar esse projeto, confirmando a importância de oferecer um espaço seguro e de apoio para as mulheres que enfrentam situações de violência. A vereadora Fabiana da Pet-agro enfatizou a necessidade de garantir a integridade física e emocional das mulheres, destacando que a violência doméstica é uma violação dos direitos humanos que não pode ser tolerada. Este evento de lançamento não apenas marca o início da operação "Comunidade Tijucana Mobilizada contra a Violência Doméstica", mas também serve como um apelo à comunidade para se envolver nessa causa. Em caso de denúncias ou suspeitas de violência doméstica, a população é encorajada a ligar para o número 181, um serviço que está disponível para receber informações e prestar assistência às vítimas. Esta operação representa um passo significativo na luta contra a violência doméstica na Tijuca e um compromisso claro das autoridades e da comunidade em garantir que todas as mulheres tenham o direito à segurança e à dignidade plenamente respeitadas.