Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Policiais femininas e coronel Oliveiros recebem homenagem da Câmara Municipal de Ituiutaba

por ttb publicado 30/09/2021 15h24, última modificação 30/09/2021 15h24

No mês de setembro é comemorado os 40 anos da integração da mulher na Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e 20 anos de existência da Patrulha Rural. Por essa razão, a Câmara Municipal de Ituiutaba homenageou policiais femininas que atuam no 54° Batalhão da Polícia Militar (54° BPM) e também o coronel Oliveiros, que foi um dos responsáveis pela criação da Patrulha Rural.

Na oportunidade o presidente do Poder Legislativo, Renato Moura, e demais vereadores entregaram o Título de Honra ao Mérito para as policiais femininas, além de uma placa de reconhecimento para o coronel Oliveiros, também entregue pelo presidente da Casa de Leis.

A mesa diretora foi composta pelo vereador e presidente Renato Moura; pela prefeita municipal, Leandra Guedes; pelo comandante do 54° BPM, tenente coronel Waldir; pelo coronel Oliveiros e pela 2° sargento, Rejane.

Polícia Feminina na PMMG
A criação da companhia da polícia feminina, surgiu para diversificar e engrandecer a corporação bem como para torná-la mais versátil no sentido de suprir algumas limitações do policiamento, como a necessidade de atuar em ambientes onde só era permitida a entrada de mulheres ou em locais com grande afluxo de crianças, mulheres e idosos (feiras, escolas, parques, etc). Pode-se inferir, nesse caso, que a utilização do policiamento feminino teve um caráter estratégico no sentido de transformar a percepção que a população tinha acerca da PMMG.

No último dia 01 de setembro foi o grande marco histórico desse reconhecimento: o sancionamento presencial da Lei 23.893 pelo governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, que instituiu o Dia do Policial Feminino de Minas Gerais.

Hoje a PMMG conta com 3681 policiais femininas na ativa.

Patrulha Rural
Na época, a Patrulha Rural foi criada para atender dois objetivos: o de reduzir a criminalidade no meio rural e o de garantir o direito à segurança pública ao homem do campo, através da presença ostensiva e preventiva, nos moldes do patrulhamento urbano.

Com a implantação da nova modalidade de serviço, a criminalidade violenta teve uma redução imediata em cerca de 80% nas localidades de emprego da Patrulha Rural.

« Março 2024 »