Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadora Gabriela Ceschim juntamente com o Vereador Barreto apresentam Projeto de Lei

por Aline Ferreira — publicado 18/09/2017 10h10, última modificação 13/09/2018 14h56

O projeto visa garantir a prioridade de vagas em creches para crianças em idade compatível, filhos (as) de mulheres vitimas de violência doméstica, de natureza física e/ou sexual.
Segundo os vereadores, esse tipo de violência afeta não somente a mulher, mas também os filhos do casal. Estima-se que cerca de 85% de todas as formas de violência contra a mulher são realizadas pelos próprios companheiros. “Por isso, sentimos a necessidade de preservarmos de todas as formas possíveis a integridade física e mental dos menores envolvidos no universo da violência doméstica”.
Para garantir a prioridade das vagas, a matrícula deve ser solicitada junto com a apresentação do boletim de ocorrência emitido pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, além da cópia do exame de corpo de delito e também será concedida e garantida a transferência de uma creche para outra, na esfera de uma rede municipal, de acordo com a necessidade de mudança de endereço da mãe, com vistas á garantia de segurança da mulher e das crianças.
De acordo com os vereadores, a prioridade das vagas visa auxiliar as mulheres a encontrarem “uma nova saída por meio de atividades que permitam sua independência financeira e sua subsistência, bem como a de seus filhos", o que muitas vezes não é possível quando não há local para deixar a criança em segurança.