Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores da região e diretoria do Hospital São José se reúnem para discutir situação financeira da entidade

por ttb publicado 16/07/2018 14h00, última modificação 13/09/2018 14h03

À convite dos presidentes das Câmaras de Capinópolis, Ivo José Américo, e de Ituiutaba, Odeemes Braz dos Santos, vereadores e representantes das duas cidades e de outros 05 municípios vizinhos (Cachoeira Dourada, Canápolis, Centralina, Santa Vitória e Gurinhatã) se reuniram para discutir sobre as dificuldades financeiras enfrentadas pelo Hospital São José e a comunicação de demissão conjunta de 16 médicos. De Ituiutaba marcaram presença os vereadores Pastor Amaury, André Vilela, Carlos Maia, Cleidislene do Social, Gabriela Ceshim Pratti, Jorge Carteiro, José Divino de Melo, José Barreto, Juninho da JR, Gilson Humberto Borges (Dito) e Vilsomar Paixão, além do Secretário de Desenvolvimento Marcelo Vilela Cauli. Representando a cidade de Cachoeira Dourada estiveram presentes o Presidente da Câmara, Hugo Cezar de Lima Ferreira e a vereadora Núbia Luciana Pereira de Araújo. Pela cidade de Santa Vitória esteve presente o vereador Marquinho da Farmácia, representando o Presidente da Câmara Municipal e o Secretário de Saúde Geraldo Rocha Júnior. Representando a cidade de Canápolis o Presidente da Câmara de Vereadores, Fábio José Lino. Pela Cidade de Gurinhatã o vereador Douglas Valente e o Presidente da Casa legislativa, Ratinho. Representando Capinópolis estiveram presentes o Prefeito Municipal, Cleidimar Zanotto o Primeiro Secretário, Aparecido Ribeiro Alves e a Secretária de Saúde Sandra Barbosa. Estiveram presentes na reunião ainda os representantes do HSJ o Diretor Clínico, Dr. Rodrigo Braga, o Diretor Administrativo Cleuson de Oliveira e a Diretora Contábil, Sirlene Gonçalves Ferreira. A solenidade aconteceu na tarde da última quinta-feira (12) no auditório da Casa de leis Capinopolina.

O presidente da Câmara de Capinópolis, Ivo José Américo, iniciou agradecendo a presença de todos os representantes de cada município que prontamente atenderam ao chamado e ressaltou a importância da participação e do envolvimento de todos na causa do Hospital São José.

Na sequência, Odeemes Braz dos Santos, presidente da Câmara de Ituiutaba, falou da importância do encontro acontecer de forma descentralizada, sendo realizado fora de Ituiutaba. “É importante que estes debates ocorram em outros municípios atendidos pelo hospital e, que desta forma, os representantes de cada cidade tenham a chance de conhecer a realidade dos outros municípios”. O presidente falou ainda sobre a municipalização das responsabilidades do estado e da união e, também, sobre a judicialização da saúde. “Os repasses muitas vezes não acontecem e o município fica com o ônus do cumprimento das ordens judiciais de internação e de outros atendimentos hospitalares de responsabilidade dos governos estadual e federal” acrescentou.

Ao tomar a palavra Cleuson de Oliveira, Diretor Administrativo do HSJ, relatou que as pessoas, de um modo geral, têm dificuldade de entender os gastos do hospital e apontou que hoje há um desequilíbrio entre despesas e receitas. “O hospital São José acumula só nos seis primeiros meses um déficit de mais de R$ 1milhão e duzentos mil, uma média de R$ 200 mil por mês”, pontuou o diretor administrativo. Cleuson declarou também que o hospital está com os salários atrasados, e que estes já chegam a quase R$ 2 milhões de reais. O diretor administrativo esclareceu ainda que a arrecadação advinda de doações, leilões e festividades em geral são destinados à ampliação e melhoria hospitalar e não para custeio das despesas.

Em seguida o vereador de Ituiutaba André Vilela quis saber se o desequilíbrio das contas vinha da falta de repasse de verba dos municípios. O diretor administrativo apontou que o hospital está subfinanciado com falta de reajustes na tabela de atendimento do SUS e com falta de repasse do estado na ordem de R$ 2milhões e 400 mil reais. Cleuson relatou ainda que estes atrasos do estado têm sido uma constante desde o ano de 2014. O vereador tijucano fez questão de destacar também que várias especulações foram criadas entorno da crise e, destas, muitas visando o oportunismo político em ano eleitoral.

Também legislador da cidade de Ituiutaba, Gilson Humberto Borges (Dito), questionou se, a folha de pagamento e gastos com os Recursos Humanos, teriam algum impacto no desequilíbrio orçamentário do hospital. O diretor clínico do hospital, Dr. Rodrigo Braga, esclareceu que os médicos, em sua maioria, não possuem vínculo empregatício com o hospital e que atuam como pessoa jurídica, recebendo mediante apresentação de Nota Fiscal de prestação de serviço.

O presidente da Câmara de Gurinhatã, Ratinho, falou da dificuldade eminente dos municípios em aumentarem os repasses para socorrer a falta de verba advinda do estado. Ratinho defendeu ainda a regionalização do Hospital São José e que fossem definidas quotas de atendimentos de acordo com o tamanho populacional de cada cidade. Proposta que foi defendida também pelo vereador e primeiro secretário de Capinópolis, Aparecido Ribeiro Alves e pela secretária de saúde Sandra Barbosa.

O vereador Vilsomar Paixão, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Ituiutaba destacou que a situação pede a união de toda a região e que o momento é de ação. “Para as próximas reuniões é necessário que os municípios venham com suas sugestões, para que não fiquemos apenas nas explanações do hospital e sem nenhuma tomada de decisão”, disse o vereador, que ainda sugeriu a criação de uma comissão, com membros de toda a região, para irem até o secretário de estado de saúde.

Um próximo encontro deverá ser agendado nos próximos dias com os vereadores e seus chefes de executivos para apresentação de propostas.